Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ilustrações no gráficos do Excel

Dois truques para usar imagens e incrementar os gráficos produzidos com a ajuda do Excel 2007

O Excel permite que se incremente o plano de fundo do gráfico de diferentes formas. Além da opção de fundo branco, pode-se acrescentar um fundo sólido, gradual ou uma imagem e textura. No exemplo acima, criamos um gráfico de barras 3D agrupadas, clicamos com o botão direito do mouse numa área vazia do gráfico e selecionamos Formatar Área do Gráfico no menu de contexto. Escolhemos, em seguida, Preenchimento e marcamos Preenchimento Com Imagem ou Textura. Clicamos em Arquivo e selecionamos a imagem do fundo. É muito comum, neste caso, que o fundo atrapalhe a visualização dos dados. Para minimizar o problema, use o controle deslizante Transparência até obter o efeito desejado. Uma dica é arrastar a caixa de diálogo Formatar Área do Gráfico para um espaço livre da tela para poder conferir a efeito de desbotamento diretamente no gráfico.
Que tal colocar uma imagem preenchendo o próprio gráfico em vez do fundo? Esse recurso funciona bem, por exemplo, em gráficos de pizza, nos quais se representam porcentagens de um total. Para fazer isso, selecione o intervalo de células que será usado no traçado do gráfico e escolha o gráfico Pizza Destacada 2D. Depois, clique na própria pizza com o botão direito do mouse e selecione Formatar Série de Dados. Escolha, em seguida, Preenchimento. Marque Preenchimento Com Imagem ou Textura, clique em Arquivo e escolha a foto ou ilustração desejada. É possível ainda usar imagens armazenadas na área de transferência ou cliparts. Basta clicar nos botões correspondentes.

Um comentário:

  1. Um plano de fundo no seu gráfico, na certa, se for bem escolhido, dará ao mesmo uma boa aparecência e assim tornando-o mais apresentável. Todavia, devemos ter o senso pra sabermos escolher bem o tipo de plano de fundo que usar. Pois, de uma simples vontade de tornar melhor seu gráfico, você pode piorar tudo, podendo deixá-lo invisível.

    ResponderExcluir