Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2010

Macros

O que é uma macro?

Uma macro é uma coleção de comandos que você pode aplicar com um único clique. As macros podem automatizar quase tudo que seja possível executar no programa que você está usando e até mesmo permitem fazer coisas que talvez você não soubesse que fossem possíveis.

As macros são um tipo de programação?

As macros são programação, mas para usá-las, você não precisa ser um desenvolvedor e nem mesmo ter conhecimento de programação. A maioria das macros que você pode criar nos programas do Office é escrita em uma linguagem chamada Microsoft Visual Basic for Applications, ou VBA. As macros do VBA são o tipo tratado neste artigo.

Quando e por que você deve usar as macros?

As macros economizam tempo e ampliam os recursos dos programas que você usa diariamente. Elas podem ser usadas para automatizar tarefas repetitivas de produção de documentos, simplificar tarefas cansativas ou criar soluções, como automatizar a criação de documentos que você e seus colegas usam regularmente. Os usuários com experiência em VBA podem usar macros para criar suplementos personalizados que incluem modelos, caixas de diálogo e até mesmo armazenam informações para uso repetido.
Considere o exemplo usado neste artigo de formatação de várias tabelas em um documento do Excel. Imagine o documento tenha 50 tabelas e elas precisem ser reformatadas. Mesmo se você for um usuário avançado e leve apenas cinco minutos para formatar cada tabela, isso significa mais de quatro horas somente para essa tarefa. Se você gravar uma macro para formatar as tabelas e editar essa macro para repetir as alterações por todo o documento, poderá concluir a tarefas em questão de minutos e não horas.

Parte do artigo "Macros desmistificadas: o que são e por que usá-las"

Por Stephanie Krieger, especialista em produção de documentos.
Edições do Microsoft Office System 2003 

Um comentário:

  1. Gostei muito do post, mas fiquei com vontade de saber como usar os macros, se fizer parte do assunto do grupo, vou gostar de ouvir os exemplos...

    ADOREIII O POST!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir