Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Planilhas Eletrônicas: facilitando seu cotidiano

Como observamos nas postagens anteriores, planilha eletrônica é um aplicativo com linhas e colunas, um tipo de tabela, que fornece ferramentas para efetuar cálculos, criar gráficos, inserir imagens, filmes, criação de macros, dentre outras funções. Nos tempos atuais, as planilhas eletrônicas são essenciais para muitas atividades na sociedade e dominar suas ferramentas e necessário. O programa mais conhecido por grande parte da sociedade é o Excel.

As tabelas de custos são muito usadas por empresas, a facilidade das mesmas cria condições para qualquer individuo usá-la no controle de suas economias pessoais.

Reforçando, estão disponíveis alguns conceitos e dicas que Denys William Xavier escreveu em um de seus artigos sobre planilha eletrônica.

Pastas de trabalho

Os arquivos de planilha eletrônica são tratados como pastas de trabalho, por que em apenas um arquivo podemos ter várias planilhas.

Isso quer dizer que, se por acaso quisermos fazer um orçamento anual detalhado mês a mês, não é preciso abrir um novo arquivo a cada mês. Podemos usar apenas um arquivo (pasta de trabalho) com doze planilhas dentro, uma para cada mês. Isso traz uma maior praticidade, pois não precisamos abrir vários arquivos ao mesmo tempo, pois temos dentro de um único arquivo tudo que necessitamos mais abrangentemente.

Editando dados em células

Para inserirmos dados em uma célula, basta selecioná-la e digitar o dado necessário.

OBS.: Tudo que é digitado em uma célula, permanece na célula. Mesmo que o conteúdo seja maior que o tamanho da própria célula.

Para substituirmos os dados de uma célula, basta selecioná-la e digitar o dado novamente. Então, o dado anterior é excluído automaticamente, e no lugar fica o novo dado.

O processo de editar o conteúdo de uma célula é diferente de substituir. Quando substituímos, apagamos o dado anterior e inserimos um novo. Quando editamos, apenas modificamos alguns detalhes no conteúdo que já está digitado. Em ambos, Excel e Calc, podemos dar dois cliques na célula ou apertar a tecla F2 na parte superior esquerda do teclado.

Para reeditar um dado apertamos o backspace. Isso fará com que suma o dado e automaticamente entra na célula para ser editar.

Para apagar o dado de uma célula usamos o delete. O delete não apaga uma formatação, como por exemplo cor da célula, formato de dado, fonte, cor de fonte, etc.

Planilhas eletrônicas

O que é uma planilha eletrônica?

Planilha eletrônica é um aplicativo que oferece ferramentas para efetuar cálculos através de fórmulas e funções e para a análise desses dados.

As principais funções das planilhas eletrônicas são:

Planilhas: você pode armazenar, manipular, calcular e analisar dados tais comonúmeros, textos e fórmulas.
Pode acrescentar gráficos diretamente em sua planilha, elementos gráficos, tais como retângulos, linhas, caixas de texto ebotões. É possível utilizar formatos pré-definidos em tabelas.
Bancos de dados: você pode classificar, pesquisar e administrar facilmente uma grande quantidade de informações utilizando operações de bancos de dados padronizadas.
Gráficos: você pode rapidamente apresentar de forma visual seus dados. Além de escolher tipos pré-definidos de gráficos, você pode personalizar qualquer gráficoda maneira desejada.
Apresentações: Você pode usar estilos de células, ferramentas de desenho,galeria de gráficos e formatos de tabela para criar apresentações de altaqualidade.
Macros: as tarefas que são freqüentemente utilizadas podem ser automatizadas pela criação e armazenamento de suas próprias macros.Através de planilhas eletrônicas pode-se realizar desde tarefas simples de uma formaordenada até atividades mais complexas.
Aplicações Internet:processador de textos, planilha,apresentações e muito mais – uso gratuito

Ronaldo Curi Gismondi*

O barateamento das conexões de banda larga tem beneficiado o usuário demuitas maneiras. Com o avanço desse “fenômeno”, acredita-se que muitas atividades realizadas com um microcomputador possam continuar a ser feitas, sem a necessidadede se adquirir programas e instalá-los. O micro guardará, no máximo, arquivos como os textos, figuras, gráficos; os programas estarão instalados em computadores localizados nos mais diferentes e distantes lugares, tendo-se acesso a eles através da Internet.Um tipo comum de aplicação da internet é o webmail. Muitos dos leitores já devem fazer uso desse software, que fica hospedado no provedor de correio eletrônico,permitindo acesso aos e-mails que chegaram, redigindo novos, tudo a partir de um programa que “roda” na máquina do provedor. Em geral, após o acesso à página eletrônica do provedor, o internauta fornece sua identificação e senha para ter plenoacesso ao seu correio eletrônico, via webmail.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Planilha Eletônica
*Função
*Vantagens
Um programa de planilha está para uma calculadora assim como um processador de texto está para uma máquina de escrever.
Sua função é basicamente fazer cálculos, desde os mais simples até aqueles que envolvem cálculos mais complexos, mas apresenta muito mais recursos do que uma simples calculadora.
As planilhas são sempre usadas quando se necessita fazer cálculos, operações matemáticas,
projeções, análise de tendências, gráficos ou qualquer tipo de operação que envolva números.
Uma das vantagens da planilha é que você pode tratar com um variado número de informações, de forma fácil e rápida, principalmente se as mesmas fórmulas forem usadas por uma grande quantidade de dados.
A grande vantagem da planilha é a de que, se houver necessidade de alterar algum número as
fórmulas relacionadas serão automaticamente atualizadas.

Softwares mais usados:

Existem diversos aplicativos de planilha eletrônica. Os mais conhecidos são Microsolt Excel,
Lotus123 e o OpenOffice.org Calc, que no Brasil a versão Broffice Calc.

Existem no mercado diversos aplicativos de planilha eletrônica. Os mais conhecidos são Microsoft Excel, Lotus123 e o OpenOffice.org Calc, que no Brasil possui a versão BrOffice Calc.




Planilha Eletrônica
Células:


O elemento indicado pelo cruzamento entre uma linha e uma coluna chama-se célula. Células são os componentes elementares de uma planilha eletrônica. Toda a informação, como valores e fórmulas, devem ser colocados em alguma célula para poder ser utilizada.


VALORES:

Valores numéricos, datas ou textuais que podem ocupar as células.



Fómulas:

Uma fórmula define como deve ser calculado o valor de uma célula de uma planilha eletrônica. O conceito de fórmula, que é basicamente o conceito elementar de fórmula matemática, é que dá as planilhas eletrônicas seu principal motivo de existência.
As fórmulas podem ser fórmulas aritméticas ou mais avançadas, usando funções internas da planilha. Essas funções oferecem desde mecanismos de simplificação da construção de
fórmulas (como a função SOMA, que admite conjuntos de células como parâmetros) até funções matemáticas ou estatísticas bastante complexas.
Um exemplo de fórmula é "=A1+A2+A3+A4+A5", que pode ser substituída pela função"=SOMA(A1:A5)", que é mais prático de usar.



Planilhas para iPhone



A empresa inglesa Softalk lançou um aplicativo de planilhas para o iPhone. O aplicativo chamado simplesmente de “Spreadsheet” apresenta mais de 50 funções, além da possibilidade de enviar as planilhas por e-mail. As planilhas são compatíveis com o MS Excel 2003 ou superior.



O CEO da Softalk, Simon Bates disse: “A popularidade do iPhone está crescendo rapidamente como uma ferramenta empresarial, em especial desde que o iPhone 2.0 introduziu a compatibilidade com o Exchange , mas até agora faltava um aplicativo de planilha eletrônica. Estamos felizes por ter sido a primeira a ter preenchido esta lacuna”.
Planilha já está disponívelna App Store e custa US$ 7,99.



Para mais informações, visite: http://www.softalkltd.com/products/spreadsheet.

HISTÓRIA DAS PLANILHAS



Em 1978, um aluno da escola de administração da Universidade de Harvard (EUA), chamado Daniel Bricklin, percebeu em uma aula de controladoria que o professor gastava muito tempo fazendo cálculos em uma planilha de controle (na lousa). Daí surgiu a idéia de automatizar o processo.
Juntamente com seu colega e programador Robert Frankston, elaborou um programa (aplicativo) que simulava o quadro negro do professor. Tratava-se da primeira planilha eletrônica. Posteriormente fundaram a empresa VISICORP, e lançaram a planilha, que batizaram de VISICALC.
Naquela época (1980), os micros computadores eram caríssimos, e tinham poucas funcionalidades, e com A Visicalc, percebeu-se que os micros poderiam ser utilizados para assuntos práticos do cotidiano, o que acabou impulsionando a venda de micros.
Em 1983, a Lotus Corporation lançou um programa integrado, chamado LOTUS 1 2 3, que continha a planilha Lotus, que alem de gerar gráficos, tratava os dados como uma ferramenta de base de dados. Com isto desbancou a Visicalc. Por mais de uma década, a Lotus dominou o mercado de planilhas (e pacotes integrados).
Nos ANOS 80, existiam ainda no mercado, alem da lotus e Visicalc, mais 3 planilhas: Supercalc, (Multiplan e Quattro Pro).
Em 1990 a Microsoft lançou a sua planilha, o EXCEL, que viria a ser líder de mercado nos anos 90, desbancando as demais com o monopólio da Microsoft.

domingo, 29 de agosto de 2010

Planilha eletrônica, ou folha de cálculo, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador.
No Brasil, estas tabelas também são chamadas de planilhas. Em Portugal são chamadas de folhas de cálculo. Para identificarmos uma célula, normalmente utilizamos o nome da coluna seguido do nome da linha. Por exemplo, se tomarmos a coluna de nome A e a linha de número 10, neste cruzamento teremos a célula A10.
As planilhas são utilizadas principalmente para aplicações financeiras e pequenos bancos de dados.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O que é uma Planilha Eletrônica? Um software que possibilita realização de cálculos com extrema rapidez e precisão Um software de editoração multimídia Um jogo de tabuleiros Software de navegação na internet Um software de design gráfico.