Como observamos nas postagens anteriores, planilha eletrônica é um aplicativo com linhas e colunas, um tipo de tabela, que fornece ferramentas para efetuar cálculos, criar gráficos, inserir imagens, filmes, criação de macros, dentre outras funções. Nos tempos atuais, as planilhas eletrônicas são essenciais para muitas atividades na sociedade e dominar suas ferramentas e necessário. O programa mais conhecido por grande parte da sociedade é o Excel.
As tabelas de custos são muito usadas por empresas, a facilidade das mesmas cria condições para qualquer individuo usá-la no controle de suas economias pessoais.
Reforçando, estão disponíveis alguns conceitos e dicas que Denys William Xavier escreveu em um de seus artigos sobre planilha eletrônica.
Pastas de trabalho
Os arquivos de planilha eletrônica são tratados como pastas de trabalho, por que em apenas um arquivo podemos ter várias planilhas.
Isso quer dizer que, se por acaso quisermos fazer um orçamento anual detalhado mês a mês, não é preciso abrir um novo arquivo a cada mês. Podemos usar apenas um arquivo (pasta de trabalho) com doze planilhas dentro, uma para cada mês. Isso traz uma maior praticidade, pois não precisamos abrir vários arquivos ao mesmo tempo, pois temos dentro de um único arquivo tudo que necessitamos mais abrangentemente.
Editando dados em células
Para inserirmos dados em uma célula, basta selecioná-la e digitar o dado necessário.
Para substituirmos os dados de uma célula, basta selecioná-la e digitar o dado novamente. Então, o dado anterior é excluído automaticamente, e no lugar fica o novo dado.
Para apagar o dado de uma célula usamos o delete. O delete não apaga uma formatação, como por exemplo cor da célula, formato de dado, fonte, cor de fonte, etc.